Construir casa própria vs. comprar casa pronta

Quando chega o momento de comprar casa, muitas pessoas deparam-se com a típica pergunta: devo construir casa própria ou devo comprar uma casa já construída?

A resposta a esta pergunta depende de uma variedade de fatores, como o orçamento a gastar, o tempo disponível, até à necessidade de ir morar para a nova habitação, ou mesmo a disponibilidade do proprietário para tratar de todos os processos de construção.

Ambas as opções têm as suas vantagens e desvantagens. Para o ajudar a decidir, vamos compará-las!

 

Devo construir casa própria ou comprar casa pronta?

Enquanto construir casa de raiz é o sonho de muitas pessoas, passando muito do seu tempo a idealizar a casa perfeita consoante os seus gostos, outras optam por uma opção mais prática através da compra de uma casa já fabricada.

Mas quais as características que deve ter em conta em cada tipo de compra?

1. Local

Uma das grandes vantagens de contruir casa própria é a possibilidade de escolha do local onde construir a casa. Apesar de ter de visitar, avaliar e negociar terrenos, ao decidir construir uma casa pode decidir exatamente qual o espaço ideal para si.

Quem compra uma casa já fabricada, tem de adaptar a escolha aos sítios disponíveis, tendo também de despender algum tempo na procura dos locais mais adequados.

2. Tempo

Quanto ao tempo despendido, quem pretende construir casa a partir do zero necessita de mais tempo disponível para todo o processo de construção.

Enquanto uma casa pronta pode ser habitada logo após a sua compra, ao construir casa própria tem de esperar pela sua construção, além do tempo gasto com o planeamento da obra e com questões burocráticas, como licenças.

No entanto, deve lembrar-se que ao comprar uma casa pronta pode ter de despender também algum tempo com acabamentos ou remodelações.

3. Orçamento

A questão do orçamento é bastante individual e depende do tipo de casa que pretende construir ou comprar.

No entanto, ao contruir casa própria pode adaptar o projeto aos recursos que dispõe, adequando-o consoante o que mais valoriza. Por exemplo, se valorizar ter uma sala espaçosa, pode investir mais do seu orçamento na construção da sala e investir menos noutra divisão, como o escritório. No entanto, certifique-se que o planeamento está correto, pois as falhas podem levá-lo a ultrapassar o orçamento inicialmente pensado.

Já na compra de uma casa pronta tem de procurar casas que se ajustem ao orçamento que pretende gastar, não tendo tanta liberdade de escolha.

4. Preferências e necessidades

Construir casa de raiz permite-lhe adaptar mais o projeto às suas preferências e necessidades do que se optar por comprar uma casa já pronta. Desde a escolha das dimensões dos espaços ou dos materiais a utilizar em cada divisão, tudo pode ser idealizado por si ao mais ínfimo pormenor.

 

Caso opte por contruir casa, ou mesmo se pretende comprar uma casa já fabricada e remodelá-la, contacte empresas de construção com experiência, para que o possam ajudar a realizar o projeto dos seus sonhos!