spm
265 706 265
geral@spm.com.pt
Seg-Sex (9:00 - 18:30)
SPM
Telefone
265 706 265
Horário
Seg - Sex (9.00 - 18.30 )
O que ter em conta quando pede um orçamento de obras?

O que ter em conta quando pede um orçamento de obras?

16 Maio, 2018  1 By

Quando decide fazer obras em casa ou mesmo em escritórios e espaços comerciais, uma das tarefas mais importantes a realizar é o pedido de orçamentos a algumas empresas de construção.

O orçamento de obras irá dar-lhe não só uma estimativa de quanto irá gastar com as suas obras, como também lhe dará uma ideia dos valores que estão a ser praticados no mercado, nomeadamente quanto aos materiais que deseja utilizar. Como tal, pedir vários orçamentos ajuda-o a perceber se pode ou não fazer a obra como tinha inicialmente pensado ou se terá de a adaptar, de acordo com o orçamento que tem disponível.

No entanto, são vários os orçamentos disponibilizados pelas construtoras, pelo que deve perceber exatamente que informações pedir e a que fatores dar relevância quando pede um orçamento.

 

  1. Defina bem a obra que pretende fazer

Uma das principais questões quando pede um orçamento de obras é explicar detalhadamente qual o resultado que pretende. A comunicação é essencial neste processo, uma vez que a empresa de construção tem de perceber rigorosamente qual o seu plano, para que o orçamento seja o mais exato possível.

Com o decorrer da obra, podem surgir alguns imprevistos ou mudanças pensadas por si que não conseguiria antecipar e com as quais pode gastar um pouco mais do seu orçamento. No entanto, uma das principais causas que leva a maiores gastos são falhas na definição exata dos objetivos da obra, pelo que definir previamente o plano de obras é essencial!

 

  1. Faça um caderno de encargos

Após definir claramente a obra que pretende realizar, deve construir uma lista de todos os trabalhos necessários a serem comunicados no seu orçamento de obras.

Esta lista, também designada por caderno de encargos, é uma das formas mais eficazes para garantir que todas as construtoras irão orçamentar o mesmo trabalho e ainda lhe irá permitir comparar com mais exatidão os vários orçamentos que receber. Não se esqueça de pedir orçamentos com informações detalhas de tudo o que está incluído no orçamento, de forma a realizar uma melhor comparação.

Do mesmo modo, delinear um bom caderno de encargos fará com que, após a conclusão da obra, consiga perceber se tudo foi realizado consoante o orçamento estabelecido.

 

  1. Possua uma boa amostra de orçamentos

Para ter uma boa ideia dos preços que atualmente estão a ser praticados e ter alguma variedade de orçamentos para comparação, o ideal é obter, pelo menos, três orçamentos de construturas diferentes.

Uma grande quantidade de orçamentos pode acabar por o baralhar e, ao mesmo tempo, optar pelo orçamento mais baixo não significa necessariamente uma poupança de dinheiro. O mais importante é escolher o orçamento de obras que alie um preço justo à qualidade do serviço, de forma a que não tenha gastos extra devido a erros ou maus acabamentos na obra.

 

Agora que já sabe o que deve ter em conta quando pede um orçamento de obras, solicite-os a algumas empresas de construção e opte pelo que for mais adequado para si!

Related Posts