spm
265 706 265
geral@spm.com.pt
Seg-Sex (9:00 - 18:30)
SPM
Telefone
265 706 265
Horário
Seg - Sex (9.00 - 18.30 )
3 tendências de Construção Industrial que tem de seguir!

3 tendências de Construção Industrial que tem de seguir!

18 Junho, 2019  Like By

Quando se fala em Construção Industrial por vezes não se percebe todos os trabalhos e cuidados que esta área envolve. Cada projeto de construção industrial envolve técnicas ou até maquinarias próprias, uma vez que cada tipo de indústria engloba também necessidades diferentes.

Estas instalações são bastante diferentes das construções comerciais ou residenciais, uma vez que as atividades que ocorrem dentro destas estruturas requerem certas exigências especiais. Como tal, este setor tem sofrido várias inovações ao longo do tempo, como o incremento da automação e da tecnologia aplicada aos processos de construção, as instalações feitas sob medida, a escolha inteligente de materiais, a maior durabilidade ou o custo reduzido da obra.

Atualmente, esta área está a evoluir na direção de 3 tendências de construção industrial principais. Descubra-as agora!

  1. Engenharia integrada

O ramo da construção industrial está cada vez mais a voltar-se para uma lógica integrada, com equipas multidisciplinares e maquinaria própria que permitam não só desenvolver projetos de raiz como responder de forma rápida a qualquer necessidade dos clientes.

Assim, apesar de o estabelecimento de algumas parceiras ainda ser extremamente útil, nomeadamente com subempreiteiros e fornecedores para ajuda na descoberta de novos materiais que possibilitem aplicar e encontrar novas soluções, equipas integradas são hoje uma mais-valia para projetos industriais. Estas equipas têm especializações diferentes (civil, elétrica, hidráulica, segurança, arquitetura), conseguindo acompanhar as necessidades e as urgências das empresas, com a resolução rápida de obstáculos. Do mesmo modo, não depender de terceiros para avançar com os projetos é uma vantagem para as empresas do século XXI.

 

  1. Construções sustentáveis

Outra das tendências de construção industrial que tem ganho força neste mercado são as construções sustentáveis. De facto, têm-se assistido a uma preocupação crescente com a sustentabilidade em vários setores, e a área da construção industrial não poderia ser diferente.

Escolhas arquitetónicas e processos de construção sustentáveis são cada vez mais comuns e estão efetivamente na moda. Alguns exemplos são o privilégio de uma boa iluminação natural, a escolha de materiais sustentáveis, projetar os espaços de forma a que a temperatura se mantenha agradável sem recurso a equipamentos elétricos, utilizar lâmpadas de LED, criar sistemas de captação de água da chuva para fins de irrigação ou descargas sanitárias e até instalar sistemas fotovoltaicos para gerar energia.

 

  1. Inovações no sistema construtivo

Os materiais utilizados na construção industrial têm um enorme peso em fatores como o custo da obra, a durabilidade da construção e até a agilidade do trabalho. Como tal, hoje em dia as empresas de construção industrial primam pela escolha de materiais e de técnicas inovadoras, que gerem menos desperdício e resíduos, tornando o processo de construção mais rápido e ágil.

Alternativas como estruturas de aço e de madeira possuem um isolamento térmico e acústico até maior às alternativas convencionais e geram menos resíduos, além de terem custos bastante menores. Do mesmo modo, quando se trata de estruturas em madeira pode-se trabalhar com material reflorestado, proporcionando maior sustentabilidade.

 

Os desafios atuais da construção industrial estão a movê-la para novos patamares de inovação, e estas 3 tendências de construção industrial são a prova disso. O truque é continuar atento, pois novas tendências irão surgir a qualquer momento!

Related Posts