spm
265 706 265
geral@spm.com.pt
Seg-Sex (9:00 - 18:30)
SPM
Telefone
265 706 265
Horário
Seg - Sex (9.00 - 18.30 )
Que técnicas de engenharia e construção de casas existem?

Que técnicas de engenharia e construção de casas existem?

13 Dezembro, 2019  2 By

A informação é a base para uma escolha acertada, sendo crucial principalmente nos casos que envolvem maiores riscos e recursos pessoais.

No caso da construção de casas, conhecer os métodos construtivos permite-lhe escolher o mais adequado às suas necessidades. Obviamente que deverá sempre contar com o apoio da sua empresa de construção civil para o ajudar a decidir, no entanto é sempre importante ter uma noção sólida para saber o que perguntar.

Conheça alguns métodos de engenharia e construção de habitações e faça a escolha certa!

 

  1. Construção em Alvenaria

O método de alvenaria consiste na construção por elementos unidos entre si, usando ou não argamassa. Esses elementos podem ser de vários materiais, como blocos de cimento, tijolos e pedra.

Atualmente, a alvenaria com tijolos ou blocos de cimento é o método de construção mais utilizado em Portugal, mas também já se fazem várias construções em pedra. Por um lado, escolher a alvenaria com tijolos ou cimento dá-lhe maior liberdade arquitetónica, apesar de estas casas tenderem a ser frias se o isolamento não for reforçado. Já as casas em pedra são mais resistentes à passagem do tempo e têm maior isolamento sonoro, mas tendem a ser húmidas.

 

  1. Construção Light Steel Frame

A técnica de engenharia e construção LSF (Light Steel Frame), originalmente americana, prende-se com o desenvolvimento das estruturas em aço leve, que conseguem um grau de segurança praticamente igual ao da construção tradicional e são ligeiramente mais baratas. Do mesmo modo, estas construções são mais rápidas, devido à leveza dos materiais.

No entanto, este tipo de construção não é indicado para edifícios muito altos, sendo aplicadas normalmente apenas a moradias de um ou dois pisos, e limita a abertura de vãos, por porem em causa a distribuição de forças na estrutura.

 

  1. Betão armado no local da construção

A construção em betão armado é bastante conhecida, além de resistente, durável e flexível. Este método de engenharia e construção consiste em aplicar betão sobre uma estrutura de aço, sendo necessário também criar aderência entre os materiais para que a resistência às tensões seja realizada em conjunto.

Este método é capaz de formar construções muito duráveis, com bastante resistência às condições meteorológicas, ao desgaste e ao choque, além de ser uma construção relativamente rápida. No entanto, não proporciona um bom índice de isolamento térmico e acústico, pelo que requer medidas extra de isolamento.

 

  1. Construção em madeira

A construção em madeira processa-se normalmente com recurso a vigas, barrotes e tábuas de madeira, unidos por pregos, parafusos ou encaixes.

Este método de engenharia e construção está muito na moda, no que diz respeito à edificação de casas modernas, e traz-lhe vantagens, como ser uma construção mais ecológica, muito versátil e resistente, e que ainda proporciona excelentes condições de isolamento térmico e acústico.

Porém, tenha em consideração que a madeira é um material combustível e mais vulnerável a agentes externos, se não tiver os tratamentos adequados.

 

Agora que já conhece melhor estas técnicas de engenharia e construção, contacte já uma empresa que o ajude a dar o passo certo!

Related Posts