spm
265 706 265
geral@spm.com.pt
Seg-Sex (9:00 - 18:30)
SPM
Telefone
265 706 265
Horário
Seg - Sex (9.00 - 18.30 )
Passo a passo para a construção de uma casa em Portugal

Passo a passo para a construção de uma casa em Portugal

13 Março, 2020  Like By

Planear a construção de uma casa não é tarefa simples, mas a maior dificuldade prende-se muitas vezes com a falta de noção sobre por onde começar e que passos são necessários dar.

É preciso alguma dedicação e trabalho para garantir que o seu projeto corresponde totalmente às suas necessidades, mas o resultado é recompensador. Conheça todos os passos necessários até a sua nova casa estar finalizada e pronta a habitar!

  1. Delinear o seu projeto

O primeiro passo para a construção de uma casa é delinear onde pretende construir e como pretende que a casa seja, definindo por exemplo o número de assoalhadas, se será uma casa plana ou se terá mais pisos e ainda como será a divisão do espaço.

Idealize a sua casa de sonho e aponte todas as ideias num bloco, para não se esquecer de nada quando contratar uma construtora.

 

  1. Definir um orçamento

Apesar de ser muito importante decidir o que quer, também precisa de averiguar se tem orçamento para tal ou que tipo de empréstimo precisa. Um orçamento bem estruturado é parte fundamental para que a obra corra sem imprevistos.

E lembre-se que, ao construir uma moradia, poderá tentar poupar em alguns detalhes, ou optar por materiais mais baratos em sítios estratégicos, e ir ajustando o orçamento.

 

  1. Escolha e compra do terreno

Com um orçamento definido, já pode começar a procurar o terreno ideal para a sua nova habitação.

Lembre-se que os terrenos para construção de uma casa devem atender a determinadas condições, como não possuir lençóis de água ou declives acentuados. Também convém que o terreno esteja inserido numa área autorizada para construção.

 

  1. Contratar uma construtora

A escolha da empresa de construção civil certa pode poupar-lhe a muitas dores de cabeça, trabalho e evitar atrasos na entrega do projeto.

Opte pela escolha de uma empresa com mão-de-obra qualificada e com vasta experiência na área. Ter uma equipa multidisciplinar também é um ponto a favor, de forma a que lhe consigam dar resposta em todas as fases da obra.

 

  1. Tratar da burocracia para construção de uma casa

A construção de uma casa envolve uma série de processos burocráticos para legalizar a obra e viabilizar a construção.

Tal implica, por exemplo, fazer um Plano de Informação Prévia à Câmara Municipal da zona onde o terreno se localiza, explicando o que pretende construir, bem como um levantamento topográfico e um projeto de arquitetura que também deverão ser aprovados pela Câmara Municipal local.

Para estes documentos, o melhor será pedir a ajuda da sua empresa de construção.

 

  1. Acompanhamento da obra

Apesar de ser extremamente importante confiar na sua construtora, é também crucial que faça um acompanhamento próximo de todas as etapas da obra.

A boa comunicação evita erros ou contratempos que podem atrasar a entrega do projeto ou mesmo gastos extras que não estavam planeados no orçamento.

 

Se a construção de uma casa é o seu grande projeto de 2020, comece já a analisar o portefólio de algumas empresas de construção e a fazer alguns contactos para iniciar a obra o mais rapidamente possível!

Related Posts