No ADN de qualquer empresa de construção civil encontram-se projetos habitacionais nas suas diferentes vertentes, desde construção vertical de edifícios de apartamentos a moradias. De tão enraizado no conceito da engenharia civil, contruir casas é a tarefa que primeiro se lhes atribui. Talvez por serem as casas as unidades-base a partir das quais se concebem urbanizações, aldeias, vilas, cidades e todo o tipo de universos habitados pelo Homem, em Terra e agora também já no Espaço.
Bem primeiro
Ter um lugar para habitar, um teto protetor e um espaço onde deitar o corpo à noite, em paz e segurança e com conforto é mais do que um desejo universal, antes uma necessidade que se pretende acessível a todos, sendo um dos propósitos maiores da construção civil. Toda a filosofia urbanística nasce desse primeiro alvéolo a que chamamos casa e que começa com uma ideia, uma imagem que, no primeiro momento, reúne mais conceitos e desejos do que tijolos e argamassa.
Uni plano e execução
Construir casa por conta própria parte primeiramente de um projeto, o qual se pretende que reflita as necessidades familiares e o perfil estético pretendido. Este é o início de um processo que pode ser avassalador pelas inúmeras disciplinas que envolve e que uma empresa de construção civil multidisciplinar, como a SPM, acompanha desde o começo do sonho. Operando com base numa solução chave-na-mão, a empresa assegura uma boa e atempada articulação de todas as valências envolvidas na edificação do projeto e, com isto, a certeza de que a conclusão da obra é uma garantia, com data acertada e não uma mera previsão.
Dá licença
Parte significativa das dores de cabeça de construir casa está na obtenção das várias licenças, permissões, certidões, avales e burocracias que muitos clientes desconhecem e sem os quais nada pode avançar. Por isso é importante recorrer a uma empresa de construção civil experiente e que assegure também este lado menos visível de todo o processo.
Parceria e partilha
O cliente é envolvido e chamado a participar em todo o processo, mas sem o peso da gestão da obra e das equipas envolvidas, sem incorrer em descoordenação ou falhas de material e sem os custos inerentes a todos esses desencontros. Uma equipa experiente e bem oleada, que disponha de maquinaria e equipamentos próprios, disponibilize serviços vários e que conte com parceiros fixos e fiáveis consegue maior rigor, maior celeridade e melhores resultados ao construir casas, ou qualquer outro projeto de construção civil, desde estradas a pontes e com stress zero para os clientes.
‘Despensa’ cheia
Profissionalismo, experiência e provas dadas no mercado são fatores a ter e conta, aquando da eleição do seu parceiro para construir casa, mas não é tudo. Averigue se a empresa tem estaleiro próprio e stock armazenado, para que vá suprindo, prontamente, qualquer necessidade em qualquer momento que seja necessário. Sem demoras e sem dramas.
Sem acabamentos não está acabado
Construir casa não é apenas erigir paredes, colocar-lhes um telhado por cima e rebocar. Definir e construir os acessos e os pavimentos exteriores, fornecer e colocar estores, caixilharia, gradeamentos, madeiras, estucar e pintar, definir pontos de água e de luz, colocar interruptores, eleger portas de alta segurança, conceber respostas de domótica, tipos de aquecimento mais eficazes, os materiais isolantes com melhor resposta a cada clima, eleger o melhor isolamento acústico… Só depois de se construir uma casa é que se fica a perceber quantos saberes e equipas envolve todo o projeto e como um acabamento exemplarmente executado muda toda a perceção, tirando o melhor proveito de qualquer material ou equipamento e conferindo qualidade superior ao edifício.
O mais gratificante é encontrar uma empresa que não se limita a executar um plano, mas um parceiro que vive com paixão a sua execução rigorosa, dentro do plano e do prazo e que replique o sonho que o cliente teve quando avançou para esta aventura. Isso não tem preço. Mas tem imenso valor!