Recuperar, adaptar, alterar, atualizar, melhorar ou apenas proceder a melhorias estéticas. É de tudo isto que falamos quando nos referimos a obras interiores. Uma tarefa que envolve planos de arquitetura, engenharia e inúmeras especialidades, capazes de dar vida e um novo propósito a estruturas pré-existentes. Em qualquer dos casos, são necessários o olhar e a expertise de profissionais e de empresas de construção civil que articulem todas as disciplinas envolvidas na alteração do projeto.
Recuperar uma moradia antiga
Dar segunda oportunidade a uma casa, reabilitando todo o seu potencial requer obras interiores de monta. À exceção de paredes, pilares e vigas estruturais, tudo pode ser alterado, reformulado e repensado. Em alguns casos, extrai-se todo o interior e começa-se, quase de raiz, com base numa nova planta. Noutros, realinham-se os espaços, abrem-se ou fecham-se paredes e tudo ganha nova identidade. Uma nova disposição, materiais atuais, térmica e acusticamente mais inteligentes, soluções mais eficientes e contemporâneas e resgata-se um projeto da demolição.
Adaptar a casa a novas exigências familiares
A casa deve poder acompanhar a dinâmica familiar e moldar-se às suas necessidades. Se em tempos eram precisos vários quartos de dormir e uma cozinha gigante, mais tarde, este perfil pode supérfluo e ocupar uma área que faria mais sentido se empregue em zonas sociais, escritório, quarto de vestir, ou de arrumos, ou numa casa de banho maior, com espaço para a sonhada banheira de hidromassagem. Alterar o interior de uma casa em função da nova tipologia familiar e das normais alterações no núcleo de habitantes permanentes é outra das vocações de obras interiores.
Alterar a vocação de um edifício
A mudança de inquilinos pode obrigar a obras interiores substantivas. Um edifício que passa de residencial a comercial, de industrial a centro empresarial, de loja a casa de habitação requer alterações estruturais que o tornem funcional e permitam que se adapte e adeque a novos propósitos de ocupação.
Atualizar o layout de uma planta datada
Uma boa casa pode, com o tempo, simplesmente desatualizar-se, deixar de cumprir com o propósito de bem acolher as necessidades dos seus habitantes e perder o charme e a desejada funcionalidade. Numa era em que se privilegia o convívio informal e o conforto interior, projetos antigos, com inúmeras divisões de dimensões reduzidas, podem tornar-se opressivos e pouco apelativos. Comungar zonas de lazer, rasgar janelas de vão inteiro, alterar a fachada do edifício, criar áreas de convívio exteriores, aproveitar e introduzir parte de um jardim numa área híbrida são desejos que uma ampla e bem planeada obra interior pode tornar realidade.
Melhorar os acabamentos e os materiais
Azulejos, chão, madeiras, e outros revestimentos, perfis de portas e janelas, caixilharia, tipo de isolamento térmico e acústico são ciclicamente objeto de evoluções e atualizações técnicas e estéticas que, num instante, tornam as soluções de décadas anteriores ultrapassadas, démodé e até obsoletas. Por vezes, tudo o que é necessário para reabilitar uma habitação ou um empreendimento empresarial é repensar todos estes grandes detalhes. Soluções mais ecológicas e ambientalmente responsáveis, materiais mais leves, mais inteligentes, mais seguros e responsivos às alterações climáticas entre estações, equipamentos mais eficientes e silenciosos podem trazer à contemporaneidade projetos energicamente desajustados. É o caso de piso radiante ou portas e janelas de vidro duplo. Com eles vem um ganho substantivo em conforto, o que torna o edifício e a sua experiência mais saudável e agradável.
Alterações estéticas
Todos os dias surgem no mercado novos materiais, diferentes soluções e técnicas que conferem refrescantes melhorias estéticas aos edifícios, e substantivo aporte de qualidade. Tanto nas fachadas e áreas exteriores como nas interiores. A vontade de resgatar do passado um projeto que merece uma atualização, por estar esteticamente ultrapassado, é outra das vantagens que obras interiores significativas podem trazer. Um novo projeto de iluminação, substituição e harmonização do chão em toda a sua superfície, introdução de revestimentos mais modernos, com design e estética mais contemporâneos requalifica o imóvel e reabilitam a perceção geral, resgatando o projeto da sua data de construção.
Para grandes projetos, grandes empresas. Consulte-nos.