Projeto de construção: 5 projetos de casas que o vão inspirar

O planeamento de um projeto de construção, principalmente quando se trata da construção de moradias, envolve em primeiro lugar uma ideia clara do resultado final da obra. Apesar de a obra poder ir sofrendo algumas alterações, é fundamental saber qual o estilo de moradia e arquitetura que pretende, de forma a evitar atrasos e despesas extra.

Se ainda está indeciso sobre o modelo de moradia que quer construir, temos algumas ideias de projetos de casas que o podem ajudar a tomar uma decisão!

5 projetos de casas diferentes para todos os gostos

  • Casas minimalistas e modernas

As casas modernas privilegiam as formas geométricas, linhas retas perfeitas e as cores neutras, como o branco e os cinzas. Normalmente, a opção por telhados embutidos e o recurso a portas e janelas grandes e simples marca também estas moradias.

Num projeto de construção moderno também é predominante o uso de materiais como o aço, o vidro e concreto aparente, criando espaços amplos e bem iluminados por luz natural.

  • Estilo rústico

Os projetos de casas rústicas combinam texturas naturais nas paredes, boa iluminação natural e a presença de materiais da natureza nos revestimentos e fachadas, como pedra e madeira. Também é muito frequente o uso de tijolo vermelho e de cores subtis, como o branco, o verde seco ou o cinzento.

A fachada deve ainda estar em total harmonia com o espaço exterior, por exemplo através da escolha de plantas tropicais. 

  • Casas térreas

A grande vantagem das casas térreas é o facto de permitirem uma circulação simples e desimpedida entre todos os ambientes internos e externos da habitação, sendo até mais seguras para crianças e idosos.

Pode personalizar este projeto de construção à sua medida, construindo, por exemplo, um amplo terraço ou até um alpendre ao redor de toda a casa, criando um espaço exterior confortável e abrigado.

  • Moradia em blocos

As moradias em blocos estruturais são já bastante apreciadas, apresentando-se como uma proposta estética que, além de ousada, é de extrema elegância e funcionalidade.

Nestes projetos de casas, pode fazer uma combinação original dos blocos de acordo com o seu gosto pessoal, através da construção de blocos com volumes e linhas diferentes, e da sua disposição em diversas posições. Por exemplo, pode conjugar blocos verticais com blocos horizontais, dando uma estrutura mais criativa à fachada.

  • Projeto de construção em três andares

Se gosta particularmente da construção vertical de moradias, ou tem um terreno com dimensões reduzidas, uma boa solução é optar por um projeto de construção de casas em três andares.

Estas moradias podem seguir qualquer estilo arquitetónico, conseguindo à mesma uma estética agradável e elegante no interior ao optar, por exemplo, por uma distribuição em open space, sem paredes e sem portas, o que lhe permite obter um ambiente de maior profundidade.

Já escolheu o seu projeto de construção preferido? Contacte já uma empresa de construção experiente na construção de moradias e solicite um orçamento para a casa dos seus sonhos!