Numa cidade cheia de personalidade arquitetónica, de uma rica história que se conta, década a década, nas fachadas e tipologia das suas casas, as remodelações em Lisboa são hoje parte substantivamente importante da sua atual reconstrução, do seu contemporâneo rosto. Uma prática que contribui ainda para a preservação e conservação do património comum.
As remodelações em Lisboa é dar nova vida a prédios, casas, apartamentos e fachadas que nos chegam de outras eras. É contrariar o teste do tempo e permitir que tendências estéticas atuais valorizem estruturas existentes e cuja construção ou arquitetura merecem esse cuidado. É, de igual modo, uma forma de possibilitar que construções datadas se atualizem, usufruindo das novas tecnologias, dos mais atuais procedimentos e de materiais de construção de última geração, sem incorrer em desperdício, sem destruir e sem descartar o passado.
Do velho fazer novo e atual
1 – Reabilitar, uma responsabilidade ambiental
Fazer com que um edifício recupere a sua total capacidade, que volte a poder cumprir todos os propósitos a que se destina e em segurança tem hoje um valor adicional, numa economia que se pretende de desperdício zero e numa política ambiental que se vê a braços com o desperdício. Um processo que requer conhecimento técnico de ponta e um olhar estético atual, alinhados com o respeito pela traça original, sempre que se justifique ou se deseje.
2 – Recuperar e solidificar
Evitar a ruína e a decadência, em remodelações em Lisboa, passa pela possibilidade de recuperar, exterior e interiormente uma habitação. Avaliar seriamente as estruturas, reforçar a sua resistência, reformular a sua tipologia e reorganizar a sua disposição em função dos novos habitantes, da dinâmica familiar, dos seus estilos de vida e preferências. Um trabalho que pode ser feito numa única fação ou envolver todo o edifício habitacional. É também recuperar a fachada do prédio, permitindo que o delicado e ancestral trabalho artesanal de outrora, seja de cantaria, marcenaria ou serralharia possa voltar a brilhar e a mostrar às gerações vindouras como deve ser aprimorado o trabalho de construção civil.
3 – Revalorizar estética e patrimonialmente
Remodelações em Lisboa tanto envolvem a vontade de dar um novo rosto, mais moderno e atual, a um apartamento, como repensar todo um prédio, incluindo novos acessos comuns e instalação de elevadores. Tudo se resume na necessidade ou desejo de melhoria global, não apenas de estruturas como do look and feel do prédio e das habitações, tornando mais satisfatória e agradável a experiência do seu uso diário. Novas tenologias, novos e mais resistentes materiais, novas formas de fazer e equipamentos mais capazes, de perfil energético mais eficiente, e, acima de tudo, de acordo com estéticas mais contemporâneas somam valor patrimonial aos imóveis. Um prédio, apartamento, moradia ou fachada reabilitados são um acréscimo de bem-estar para quem neles vive e um fator atrativo que acrescenta valor para quem deseja comprar. Algumas das remodelações em Lisboa visam precisamente tornar os imóveis mais apetecíveis ao mercado de compra e venda de casas.
4 – Rentabilizar também entra neste processo
As remodelações, além de tornarem mais seguro e belo, permitem repensar todo o apartamento ou edifício, seja uma moradia unifamiliar ou um prédio com vocação habitacional ou empresarial, permitindo a inclusão de:
- Técnicas de insonorização mais capazes
- Materiais e procedimentos menos poluentes
- Equipamentos energeticamente mais inteligentes
- Melhor e mais eficaz isolamento térmico, de forma a aquecer e refrescar as casas com menos custos.
- Novas formas de ventilação natural
- Inclusão de estores e outros métodos de sombreamento
Essa nova capacitação energética, com base ainda em janelas, materiais isolantes e revestimentos mais eficientes capazes de tornar a casa mais confortável e a sua manutenção mais barata, são parte substantiva dos benefícios financeiros. Existem, todavia, outras vantagens, de natureza fiscal, em sede de IVA, IMI, IRS e também em algumas outras taxas, que tornam muito apetecíveis as remodelações em Lisboa, ou noutros pontos do país, em locais inseridos numa Área de Reabilitação Urbana (ARU).
5 – Reavalie o profissionalismo
Por último, acautele o profissionalismo da equipa que contratar. Peça ajuda a empresas profissionais, conheça todas as valências de que dispõem, acautele a necessidade de conhecimentos artesanais ancestrais sempre que for o caso e de sólida experiência em engenharia e arquitetura. Uma remodelação é um trabalho exigente que requer inúmeras competências e equipas multidisciplinares.
A SPM é uma sólida empresa de construção civil com uma vasta experiência em reabilitação e remodelações em Lisboa e Setúbal, suas principais zonas de atuação. Este serviço pode ser realizado em edifícios ou moradias antigas, degradadas ou inacabadas, podendo ainda ser realizadas obras mais superficiais apenas para melhorar ou modernizar uma casa ou apartamento.
Consulte-nos, antes de meter mãos à obra!