Remodelar casa antiga

Remodelar casa antiga sem gastar muito dinheiro? É possível!

Remodelar uma casa antiga é algo que consome bastante tempo, energia e dinheiro. De facto, as casas antigas necessitam de uma atenção especial no seu restauro, devido à antiguidade dos materiais e a possíveis surpresas menos agradáveis que podem ser encontradas durante o processo de restauro ou de reconstrução de casas antigas.

Para evitar despender demasiado tempo e dinheiro com as particularidades das casas antigas e com a resolução de possíveis problemas, o melhor será encontrar uma empresa de construção civil com grande experiência na área da reconstrução de casas antigas. Além disso, pode optar por remodelar a sua casa antiga com materiais de menor custo e encontrar alguns truques decorativos que lhe permitam gastar menos, mas ter uma casa inspiradora!

Quer saber como remodelar uma casa antiga sem gastar muito dinheiro? Conheça abaixo as nossas dicas! Mas não dispense a ajuda de profissionais, contacte-nos para saber quanto custa remodelar uma casa com a equipa SPM.

Se o seu objetivo passar por realizar um projeto de de reconstrução total com obras em casas antigas profundas, opte pela ajuda de especialistas como os da SPM com vastos anos de experiência, para evitar percalços e imprevistos na sua obra de remodelação e reconstrução de casas antigas. Neste artigo, partilhamos algumas dicas para ajudá-lo a transformar a sua casa antiga em um espaço moderno e funcional:

  1. Avaliação Preliminar

Antes de iniciar qualquer trabalho de remodelação, é fundamental realizar uma avaliação completa da casa antiga. Identifique os problemas estruturais, elétricos, hidráulicos e quaisquer outras questões que possam exigir atenção especial. Esta avaliação irá ajudá-lo a planejar o escopo do projeto e evitar surpresas desagradáveis durante a obra.

  1. Preserve o Caráter Original

Uma das características mais encantadoras de uma casa antiga é o seu caráter único e histórico. Ao remodelar, esforce-se para preservar elementos arquitetónicos originais, como molduras, portas, janelas e pisos de madeira. Estes detalhes adicionam personalidade e charme ao espaço, conectando-o com o seu passado.

  1. Modernize

Embora seja importante preservar o caráter original da casa, também é essencial modernizá-la para atender às necessidades contemporâneas. Considere atualizar a instalação elétrica, sistema de encanamento e isolamento térmico para melhorar a eficiência energética e o conforto. Adicione tecnologias modernas, como iluminação LED e ou equipamentos inteligentes, para aumentar a funcionalidade e conveniência.

  1. Espaços Abertos e Flexíveis

Muitas casas antigas apresentam uma distribuição de espaços compartimentados, que podem parecer desatualizados e limitantes. Ao remodelar, opte por criar espaços abertos e flexíveis que promovam a interação e fluidez entre os ambientes. Derrubar paredes não só aumenta a sensação de amplitude, mas também permite uma melhor circulação e aproveitamento da luz natural.

  1. Escolha Materiais Duráveis e de Qualidade

Ao selecionar materiais para a remodelação, priorize a qualidade e a durabilidade. Opte por materiais resistentes que possam resistir ao teste do tempo e do uso frequente. Madeira maciça, pedra natural e metais de alta qualidade são opções excelentes para revestimentos, bancadas e acessórios, garantindo uma aparência elegante e duradoura.

  1. Mude o chão

Substituir e impermeabilizar o chão quando remodelar uma casa antiga é uma ideia económica no sentido em que lhe poupará futuros problemas, por exemplo em termos de humidade, devido ao mau isolamento do solo.

Do mesmo modo, em vez de optar pelos materiais mais caros, pode mudar o chão, por exemplo para uma imitação de madeira, dando um ambiente mais acolhedor à sua casa.

  1. Móveis reciclados e detalhes na decoração

Outra boa ideia para remodelar uma casa antiga sem gastar muito dinheiro é aproveitar móveis ou outro tipo de mobiliário antigo e dar-lhe uma nova vida!

Poderá, por exemplo, restaurar cadeiras, mesas-de-cabeceira ou secretárias antigas e pintá-las com uma nova cor, dando um aspeto mais rústico à sua decoração. Outra hipótese é construir as suas próprias prateleiras ou estantes através de materiais como paletes.

Remodelar uma casa antiga não significa, necessariamente, realizar grandes alterações na sua habitação. Alterar pequenos pormenores, por exemplo ao substituir os puxadores de móveis por uns mais modernos, mudar os cortinados da sala ou colocar um espelho maior na parede do seu quarto não lhe custará muito dinheiro e fará uma grande diferença na sua casa. Damos-lhe a certeza que os seus convidados irão reparar!

No entanto, antes de remodelar a casa ou fazer obras em casas antigas, o ideal é ver sempre o portfólio da empresa de construção que pretende escolher para remodelar uma casa antiga, de forma a perceber qual o grau de qualidade dos trabalhos já realizados e ainda se o tipo de trabalhos se enquadra com aquilo que deseja. Além disso, ainda se pode inspirar noutros trabalhos já executados!

Se quiser saber quanto custa remodelar uma casa antiga com a SPM ou quanto custa remodelar uma casa de banho, ou remodelar a cozinha ou qualquer outra divisória em sua casa, contacte-nos! Solicite aqui o seu pedido de orçamento.