4 vantagens da reabilitação de edifícios e fachadas

Reabilitar edifícios é um serviço de construção cada vez mais comum. Seja para habitação própria, para arrendar ou para a criação de um alojamento local, a reabilitação de edifícios permite não só a preservação de valores culturais e do meio ambiente, com a redução da quantidade de demolições necessárias e das correspondentes reconstruções, como também traz vários benefícios para o proprietário do edifício.

Conheça todas as vantagens de optar pela reabilitação de edifícios e fachadas ao invés de demolir estas construções ou de construir um edifício novo.

4 vantagens de optar pela reabilitação de edifícios e fachadas

  • Preservação da identidade do edifício

Os edifícios antigos têm uma identidade muito particular, seja pelos materiais utilizados, seja pela arquitetura das fachadas e mesmo dos espaços internos. Além disso, é um edifício repleto de história e personalidade, adquirindo maior valor.

Desta forma, um edifício restaurado adquire um charme e um encanto que um novo não tem. Um bom serviço de reabilitação de edifícios e fachadas consegue dar uma nova vida à habitação, misturando o estilo arquitetónico antigo com o contemporâneo e utilizando os materiais mais adequados para que respeitem os já existentes. 

  • Menores custos com licenças, impostos e taxas

Além dos benefícios associados à habitação em si, reabilitar um edifício também traz várias vantagens económicas, com inúmeros benefícios fiscais que vão desde a isenção de IMI por um período de 5 anos ou a isenção na 1ª transmissão onerosa do IMT subsequente à intervenção de reabilitação.

Do mesmo modo, existe ainda a tributação especial de mais-valias, dedução à coleta de 30% no IRS, taxa reduzida na tributação de rendimentos prediais, isenção de IRC e redução da taxa do IVA.

  • Maior rapidez na aprovação do projeto de obra

A reabilitação de edifícios e fachadas permite uma maior rapidez na aprovação do projeto de obras, quando comparado com a construção de um projeto de raiz, especialmente em cidades que encorajam a reabilitação urbana.

A comprovação do início e da conclusão das ações de reabilitação é da competência da Câmara Municipal da zona na qual a obra será realizada, incumbindo-lhe certificar o estado dos imóveis, antes e após as obras compreendidas na ação de reabilitação terem sido realizadas.

  • Menor necessidade de matérias e custo de estaleiro mais baixo

Ao reduzir a quantidade necessária de materiais e de maquinaria e ao facilitar a colocação de produtos de construção, a reabilitação de edifícios e fachadas permite reduzir os custos de construção e os custos de estaleiro.

Neste caso, optar por uma empresa de construção com estaleiro próprio, construído na zona da obra e com stock de todos os materiais, maquinaria, equipamentos e ferramentas essenciais para a execução do trabalho, é uma mais-valia pois aumenta a rapidez da entrega do projeto.

Procura um serviço de reabilitação de edifícios e fachadas? Confie o seu projeto a quem sabe! Contacte já uma empresa de construção civil especializada nestas construções, para que o serviço seja feito com total rapidez, compromisso e eficácia.