O sonho de ter uma casa, idealizada em função de critérios de necessidade e estéticos, desemboca muitas vezes na inspiradora, mas também exigente viagem que é a construção de moradias. Um sonho que, por ser bem terreno, vem com um preço. Ajustar o ideal do proprietário ao exequível dentro de um determinado orçamento requer que se pondere uma infinidade de variáveis. Deixamos-lhe aqui algumas das que nem sempre são ponderadas e que condicionam o preço final.
Localização do terreno
Um terreno longínquo, que fique fora de meios urbanos ou mesmo afastado de estradas alcatroadas, que seja de difícil acesso, que implique deslocações consideráveis e penosas exigirá um esforço financeiro adicional a todos os profissionais envolvidos na obra, incluindo entrega de materiais, podendo mesmo implicar a necessidade de alojamento de mão de obra, e isso que acabará refletido no orçamento.
Morfologia do terreno
São raros os terrenos que se encontram prontos a receber uma construção e que não necessitem de qualquer tipo de intervenção. Movimentação de terras, terraplanagem, nivelação, compactação ou drenagem são algumas das operações comummente necessárias. Determinar, com rigor, quais as necessárias e mais adequadas em cada caso requer conhecimentos técnicos qualificados, de arquitetura e engenharia. Quanto mais intervenções requerer o terreno até estar apto e seguro para a construção, mais cara será a sua preparação, com óbvias implicações do preço final.
Número de pisos
Além da área de construção do projeto – quanto maior for a casa, está bom de ver que mais alto será o seu custo e também mais morosa a sua edificação – há ainda a considerar o número de pisos. A construção de moradias térreas pode resultar mais barata do que a edificação em altura. Plantas com um ou dois andares exigem estruturas mais fortes, implicam a construção de placas por cada piso, a deslocação do pessoal acaba por ser mais exigente e morosa e, no final, tudo isso se reflete no preço.
Complexidade da planta
A construção de moradias é uma empreitada multidisciplinar e bastante exigente, a qual se torna ainda mais laboriosa quando as plantas são complexas e o projeto inclui muitas valências, como piscinas, saunas, campos desportivos, caves, perfis arredondados… Quanto mais elaborada, complexa e exigente for a planta e as valências que se pretendem incluir no projeto, mais se está a sobrecarregar o preço final.
Tipo de cobertura
Telhado inclinado de telha, cobertura plana, possibilidade de recuperar águas pluviais, telhado ajardinado… São cada vez mais as possibilidades que a inovação tecnológica, os novos materiais e a criatividade dos arquitetos colocam ao dispor e cada uma delas vem com o seu preço. O simples telhado tradicional, de telha portuguesa pode variar de preço em função de ser ou não suportado por placa, de ter ou não ter beirado, de ter ou não subtelha… Acautelar custos, antes mesmo da construção da moradia, implica que se ponderem as várias opções disponíveis no mercado e que melhor se adequem a cada projeto e localização.
Isolamento
O isolamento tem implicação direta e exponencial sobre o conforto de uma casa. Seja ao nível do isolamento acústico, térmico ou da impermeabilização. Diferentes materiais, tecnologias e metodologias podem assegurar cada um deles, por valores diferentes. Algumas técnicas são aplicadas no miolo das paredes, outras sobre estas, ou mesmo no exterior. Por sorte há diversas opções. Convém avaliar a que melhor convém, em função da humidade, exposição solar e condições climáticas locais. O certo é que é um valor a somar ao preço.
Caixilharia
Janelas de vidro duplo, com opção de não condensação, em caixilharias de madeira, PVC ou de alumínio são algumas das escolhas que terá de fazer. Também aqui a opção é variada, mas requer atenção. Quantas ais janelas e quanto mais amplas, maiores os custos, todavia, uma casa sem luz natural durante a maior parte do dia e do ano não é convidativa, nem confortável nem será uma casa feliz.
Materiais
A eleição dos materiais é determinante no preço final de uma obra de construção de moradia. A sua categoria, dimensão, os materiais de que são feitos, as tecnologias que empregam, a capacidade de serem antiderrapantes, anticondensação, antirrisco, antibacterianos ou qualquer outra capacidade técnica de desempenho, se são artesanais ou o tipo de aplicação que implicam acabam sempre por elevar o preço. Mais ainda quando associados a marcas específicas. Atente na qualidade, na facilidade de colocação ou aplicação, pois pode estar a subir ou baixar custos significativamente.
Acabamentos
O tipo de finalização interior e exterior tem custos diferentes e deve ser ponderado. Revestimentos de pedra natural tem um custo diferente da mera pintura e mesmo diferentes tipos de tinta variam de preço. Tal como difere o preço da aplicação de estuque e de azulejo.
Com a tónica assente na qualidade, a SPM é uma empresa experiente com uma abordagem de 360º. Conta com maquinaria e equipamentos, equipa pluridisciplinar e mão de obra especializada próprios. Fatores determinantes para uma avaliação detalhada, técnica e rigorosa das melhores opções no decurso de construção de moradias e uma rigorosa e cautelosa avaliação de preços. Consulte-nos.