A construção de uma casa nova é, para muitas pessoas, o sonho de uma vida. Um sonho, por vezes, retraído e adiado por se tratar de um processo longo e complexo, que implica a articulação de inúmeras equipas e valências e que, sem grande esforço, se prolonga por um a dois anos até estar concluído. Todavia, um sonho desta natureza merece que nele se invista. Além de que, rodeado de equipas profissionais e fiáveis e tendo uma ideia exata de todas as etapas, será capaz de elaborar um plano de obra, com estimativa de tempo e de custos, que norteará todo o processo, bem como saberá gerir espectativas.
Este é um pequeno guia que, cronologicamente, planifica todo o processo de construção de uma casa passo a passo.
Localização
Tudo começa pela definição da zona onde pretende viver e pela aquisição do terreno. Uma fase inicial de enorme importância, na qual deverá ter em atenção:
- Autorização de construção no local – a qual deve conferir junto dos serviços municipais –, e índice máximo de construção autorizado para aquela zona
- Existência de infraestruturas de eletricidade
- Saneamento básico: conexão com a rede pública de água e esgotos.
- Recolha de lixo
- Abastecimento de gás
- Ligação a redes de telecomunicações
- Acessibilidades
- Proximidade de escolas, jardins, comércio, espaços públicos de recreio
Não deve adquirir o terreno sem estar na posse de toda esta informação prévia.
Fase de pré-construção
- Nesta fase, muna-se de todas as licenças necessárias à construção de uma casa, sem as quais não poderá começar a obra.
- Eleja um gabinete de arquitetura e defina a planta da sua casa de sonho. Neste ponto, atente ao número de quartos de que necessitará tendo em conta a vida presente e expectativas futuras (descendentes ou ascendentes que possam vir a habitar na casa). Número de pisos, garagem, arrecadações, lavandaria e casa para máquina, varandas e terraços, espaços comuns, escritório, zona de refeições exterior, piscina, tipo de sistema de aquecimento, eficiência térmica, insonorização… Tudo isto deve ser definido, priorizado e gerido em função da área de construção.
- A orientação da casa deve ser definida em sede de arquitetura, a fim de retirar maior partido do número de horas de exposição à luz natural, do aquecimento e da ventilação naturais existentes ou possíveis no terreno.
- Escolha uma empresa de construção civil com experiência e reputação no mercado, para evitar más experiências, incumprimentos ou abandono de obra.
- Defina orçamentos claros.
- Solicitar um plano de obra detalhado e com previsão de datas de conclusão em cada etapa da construção de uma casa.
Fase de construção
- Limpeza do terreno e terraplanagem se forem necessários nivelamentos.
- Fundações da casa.
- Execução da estrutura da casa.
- Execução do telhado e respetivas impermeabilizações e isolamentos na cobertura.
- Trabalho de alvenaria para edificação de paredes e divisórias.
- Execução dos esquemas elétrico, de água, esgotos, telecomunicações e gás, para pré-instalação de todos os tubos necessários, nas zonas definidas pelos projetos das diferentes especialidades.
- Revestimento de tetos e paredes interiores e exteriores.
- Colocação de portas e janelas.
- Colocação de pavimentos.
- Instalações elétricas e de telecomunicações.
- Colocação de sanitários, roupeiros e instalação da cozinha.
- Pintura.
- Finalização de detalhes.
- Limpeza final.
Não descure qualquer das etapas.
A construção de uma casa é a edificação de um sonho,
tem tanto de investimento financeiro quanto de afetivo
e nenhum deles deve sair defraudado.
Notas finais
- No processo de construção de uma casa, não sacrifique custos em materiais e equipamentos que promovam maior conforto e segurança. Deles dependerá o bem-estar e toda a experiência da casa, bem como a saúde e felicidade dos seus habitantes. Eficiência térmica, caixilharia com bom isolamento térmico e sonoro, mais e maiores janelas para otimizar o aproveitamento da luz natural, um adequado sistema de aquecimento, instalação de ar condicionado, bons acabamentos e materiais mais duradouros e inteligentes asseguração uma vivência mais satisfatória e uma experiência de conforto que tornará a casa mais apetecível em qualquer altura do ano. É um investimento inicial que pode parecer dispensável, mas que definirá o conforto e se traduzirá em bem-estar, segurança e satisfação.
- No processo de construção de uma casa, esteja atento a ‘orçamentos milagrosos’ de empresas pouco idóneas que prometem muito e entregam pouco e a más horas. Uma obra é um puzzle de saberes e convém estar seguro à partida da imagem final, sem falta de peças. Sem derrapagens, sem atrasos e sem dores de cabeça. Verifique portfolios e, preferencialmente, veja projetos anteriores dos mesmos construtores e fale com os proprietários, para obter testemunhos de como decorreu todo o processo.
- A solução chave-na-mão oferece mais garantias e tranquilidade ao proprietário, pois assegura todos os procedimentos, desde o licenciamento aos acabamentos finais.
Contacte-nos, para esclarecer qualquer outra dúvida.