Construção industrial: Fabricamos fábricas

São três os grandes setores da indústria da construção: residencial, comercial e infraestruturas, sendo que há vários outros perfis que decorrem de cada um destes grupos. No que respeita à construção industrial, grosso modo, aquilo a que se dedica inclui o planeamento, desenho e edificação de fábricas, armazéns e outras instalações, de pequeno, médio ou grande porte, destinados à produção, armazenamento ou expedição de qualquer tipo de mercadoria ou maquinaria.

 

Funcionalidade e resistência

A construção industrial implica determinações e especificações várias e ainda obedece a uma infinidade de normas. Todas elas devem concorrer para uma otimização do espaço, agilização dos procedimentos, facilitação das operações em cadeia e aprimoramento dos fluxos de pessoal e maquinaria, bem como a coordenação de tudo isto, incluindo a expedição do produto final. Acessibilidades e medidas standardizadas para rápida entrada e saída de camiões incluem-se nas principais definições da planta, assim como os materiais mais adequados, resistentes e duradouros e tecnologia de última geração. Acima de tudo, uma fábrica é concebida para ser funcional e ir ao encontro das necessidades específicas de cada linha de produção, da indústria petrolífera à têxtil, da automóvel a estaleiros navais, de laboratórios a silos, passando por tantos outros propósitos.

 

Verdadeiros triunfos da engenharia

Resistência, durabilidade e segurança são fatores determinantes para a construção industrial. Falamos de estruturas metalomecânicas em combinação com betão armado, pés direitos gigantescos, planeamento de fornecimento elétrico e de água, sistemas de drenagem, canalização e armazenamento de gás, quando necessário, e fiáveis métodos e equipamentos que garantam a segurança de maquinaria e pessoas. A manutenção e higienização destas plantas, por vezes descomunais, deve igualmente ser contemplada aquando da eleição dos materiais, da definição do layout da planta e da ordenação dos diversos departamentos e momentos de produção, em função do tipo de fabricação que suportam.

Na edificação de muitos projetos, a construção industrial exige a invenção de soluções únicas e inéditas e a própria fabricação de peças específicas, criadas à medida de necessidades particulares. De parafusos de dimensões ou formatos inexistentes a novas combinações de materiais, mais resistentes ou adequadas ao fabrico específico de qualquer novo produto, ou vigas ultrarresistentes, criadas de raiz, que permitam aumentar vãos, ou sustentar mais peso do que o habitual. Desafios que exigem engenho, cálculos complexos e respostas certas, as quais, por vezes, carecem de ser testadas previamente, em laboratório e em novos modelos teóricos. Temperaturas médias espectáveis no interior da fábrica, toxicidade de produtos fabricados ou utilizados na fabricação, delicadeza de materiais, fluxo de pessoas e viaturas, e tantas outras especificações têm de ser contempladas antes mesmo de haver um planto e bem antes de haver uma planta.

 

Saber poliédrico

Mais do que em qualquer outro tipo de edificação, à construção industrial são chamados inúmeros saberes técnicos especializados e ainda especialidades que se prendem exclusivamente com o tipo de indústria a acolher. É ainda uma área da construção civil que está mais sujeita a alterações e adaptações e aquela mais exposta a problemas nunca antes colocados e a ter de encontrar soluções e respostas prontas e acertadas, sem margem para falhas. Obras que implicam mais ferro, mais betão, mais resistência, mais conhecimento e mais desafios, requerem igualmente mais profissionalismo.

Uma empresa de construção civil com anos de experiência, operacionais profissionais e equipas multidisciplinares consegue prever parte dos problemas e resolver a outra metade, prontamente e sem sobressaltos. Desde 1991 a trabalhar em construção civil e em obras industriais e um portfolio substantivo, a SPM, mais do que preparada, tem verdadeira vocação para obras de grande monta e para erguer de raiz qualquer tipo de construção civil industrial. Mais de 30 anos de experiência, mais do que saber e saber-fazer, acumularam uma carteira de parceiros capaz de dar resposta a qualquer demanda. Maquinaria própria agilizam a capacidade e o tempo de resposta perante qualquer obstáculo.

Qualquer projeto de um cliente, passa a ser um projeto nosso.