Empresas de engenharia civil: Interface de valências

Construir uma casa, por mais simples que seja, não se resume à contratação de um pedreiro, e exige bem mais do que se possa pensar. Conheça um pouco mais das disciplinas e dos saberes que a engenharia civil implica e coordena.

Empresas de engenharia civil são as responsáveis pela edificação de todas as infraestruturas, desde edifícios a pontes, caminhos de ferro, túneis ou barragens. Da mais simples casa à mais sofisticada e complexa estrutura. Uma indústria que movimenta uma infinidade de especialidades e articula inúmeros conhecimentos técnicos e científicos.

Com base neste saber se concebem, desenham e constroem todas as coisas que compõem as nossas cidades e as estradas e artérias que permitem a conexão entre as mesmas. Tudo aquilo que nos abriga, acolhe e nos conecta nasce das possibilidades que a engenharia civil nos permite. À boleia de incessantes progressos e novas tecnologias tornam-se reais estruturas ainda mais complexas e ambiciosas, finalizadas cada vez em menos tempo, que todos os dias moldam o perfil do nosso futuro enquanto civilização.

Profissionalismo e rigor são incontornáveis

A casa, o mais precioso bem do mundo, o abrigo de entre todos os abrigos é a unidade básica de todo este universo ao qual se dedicam inúmeras empresas de engenharia civil. A atual desertificação de alguns dos saberes que a constituem, torna ainda mais aguda a necessidade de bem escolher os profissionais que se contratam para a execução de qualquer projeto. Da bem estudada eleição da empresa de engenharia civil dependem a boa execução de um projeto, e a exímia articulação de saberes, técnicos, equipas, planeamento, prazos e budget estipulado. Exija profissionalismo e rigor.

Empresas de engenharia civil – O que distingue as boas empresas?

Planeiam, gerem e executam

  • Mais do que apenas projetar e edificar estruturas,  as empresas de engenharia e construção civil fazem toda a gestão dos recursos e moldam as necessidades aos meio circundante, com vista a uma mínima intervenção nos ecossistemas envolventes. Ajustam as construções ao relevo do terreno e acautelam impactos negativos na Natureza, dela tirando o maior partido. Da boa vizinhança entre paisagem natural e humana, resulta maior beleza e bem-estar e assegura-se o devido respeito pelo meio ambiente – uma urgência cada vez mais urgente nos tempos em que vivemos –, bem como a adequação e impacto perante meio urbano e comunidades.

Dominam a matemática e a legislação

  • A engenharia civil tem de saber calcular necessidades de betão, ferro e outros materiais para tornar possível qualquer desenho ou necessidade exigida pelo projeto. Mas não se fica pelos cálculos matemáticos. Avaliar o clima local e as temperaturas médias ou o impacto da erosão nos materiais, o tipo de uso a que se destina o edifício, questões de fluxo de circulação e ergonomia, fazem igualmente parte desta panóplia de conhecimentos que as empresas de construção e engenharia civil têm de dominar. Legislação vigente, impacto público, regulamentos, exigências ambientais, planeamento paisagístico são outras das disciplinas envolvidas neste vasto universo.

Dispõem de uma fiável rede de profissionais

  • Uma boa rede de parceiros e subempreiteiros, capazes de agilizar respostas certas e prontas a todos os desafios, da caixilharia ao carpinteiro, do canalizador ao eletricista, do pintor a qualquer outro fornecedor de materiais, equipamentos e serviços é outro requisito a ter em conta antes de contratar uma empresa do setor.

São empresas multidisciplinares

  • Edificar uma estrutura, seja uma moradia unifamiliar ou um aeroporto internacional ou um autódromo, não se resume, logicamente, à soma de fileiras de tijolos ou a alcatrão sobre uma linha de terra. Razão pela qual se podem comparar as empresas de engenharia civil a verdadeiros interfaces, dock stations que conectam uma panóplia de alguns dos mais complexos saberes, onde complexos cálculos matemáticos e opções estéticas sobre qual o melhor revestimento se irmanam.

Seja exigente

  • Antes de contratar, faça os necessários ‘testes de resistência’ à empresa, avalie o seu portfólio e faça tantas perguntas quantas as necessárias. O seu projeto merece os melhores profissionais.

Seja qual for o desafio, contacte-nos e ponha-nos à prova.