Construtora vs Empreiteira. Qual escolher?

A correta gestão de uma obra é uma tarefa que exige bastante conhecimento acerca da área de construção, bem como anos de experiência no setor.

Como tal, quando se decide realizar uma obra pessoal – como a construção de moradias ou a construção de edifícios – ou até uma obra empresarial, incluindo trabalhos de construção civil ou de construção industrial, a escolha de mão-de-obra qualificada é essencial para garantir que tudo corre como planeado.

E é neste momento que surge a dúvida: devo contratar uma construtora ou uma empreiteira?

Há características que diferenciam cada uma das opções, tornando-as mais ou menos adequadas para o projeto que pretende realizar. Para tomar uma decisão consciente, confira as vantagens e desvantagens destas opções e a que projetos melhor de adequam!

Realizar a obra com uma Construtora

Uma construtora é uma empresa que se encarregará de realizar toda a sua obra. Estas empresas têm pelo menos um engenheiro civil e um arquiteto, os quais ficarão responsáveis pela obra e assinarão toda a parte burocrática.

Do mesmo modo, as construtoras dispõem de uma equipa especializada nos vários trabalhos de construção, bem como dos materiais e maquinaria necessários para a realização da obra.

 

  • Vantagens

As empresas de construção oferecem-lhe como principais vantagens o envolvimento da empresa em todos os trabalhos da obra, desde a limpeza do terreno, terraplanagem e processos legais até aos processos de construção e finalização da obra.

Ao mesmo tempo, realizando a obra com uma construtora, saberá que tem uma garantia em relação a prazos e responsabilidades quanto a todos os trabalhos realizados, o que lhe dá maior segurança e menos preocupações com a obra.

 

  • Desvantagens

Como em qualquer contrato entre partes, por vezes torna-se difícil atender a alterações ou adaptações no que foi estipulado, apesar de poder sempre negociar com a sua construtora. Além disso, as maiores garantias dadas pela construtura levam a que estas pratiquem preços mais elevados que uma empreiteira de obras.

 

Escolher uma Empreiteira

As empreiteiras e/ou os empreiteiros de construção civil são geralmente responsáveis apenas por pequenos serviços auxiliares de construção, pelo que não são obrigadas a ter profissionais habilitados que se responsabilizem pela obra.

Assim, uma empreiteira de obras ou uma empreiteira de construção civil é normalmente contratada para uma finalidade e/ou serviço específico, fornecendo mão de obra apenas para esse fim.

 

  • Vantagens

Ao contratar uma empreiteira poderá fazer o pagamento da obra por empreitada ou por trabalho diário, o que poderá reduzir os custos da mesma.

Também poderá mais facilmente fazer certos ajustes no projeto e optar por comprar os materiais por si mesmo.

 

  • Desvantagens

Se realizar a obra com uma empreiteira ou com um empreiteiro de construção civil existe um risco muito maior de os prazos não serem cumpridos, além de ser necessário que faça um acompanhamento muito mais próximo da obra, para garantir que tudo corre como combinado.

Do mesmo modo, normalmente as empreiteiras de obras não cobrem toda a documentação necessária para realizar a mesma, como alvarás e registo de obras.

 

Agora que já conhece as principais características, vantagens e desvantagens de realizar as suas obras com uma construtora ou com uma empreiteira, mais facilmente poderá decidir qual a opção que melhor cobre as suas necessidades! Lembre-se que a sua decisão não deve levar em conta apenas o preço da obra, mas o risco que esta disposto a correr de o projeto não ser executado ou concluído como desejado.